Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ver-o-Peso é cenário de projeto cultural

Feira do Ver-o-Peso, Belém do Pará/Foto: Blog da Joana Vieira

Nesta sexta-feira (29), o artista plástico paraense Maciste Costa vai realizar uma intervenção artística na Feira do Ver-o-Peso, em Belém. Trata-se da construção da obra “Humanidades”, última das 13 telas do projeto “VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS”. A ação ocorre a partir das 9 horas no setor de ervas, ao lado do Solar da Beira.

“A intenção é que as pessoas, que compõem esse maravilhoso caos, façam a tela, que cada pessoa documente o que bem lhe convier. Uma tela feita com dezenas ou centenas de mãos, uma metáfora do que realmente é o Ver-o-Peso”, explica o idealizador do projeto, Maciste Costa.

O projeto tem patrocínio do Banco da Amazônia e traz como proposta a transformação do cotidiano da Feira do Ver-o-Peso em arte, retratada por meio de ilustrações em tinta acrílica sobre tela. O resultado poderá ser visto numa exposição no Espaço Cultural Banco da Amazônia, de 23 de maio a 29 de junho de 2011.

Sobre o artista -
Raimundo Benedito Menezes da Costa, o Maciste Costa, é um artista plástico, ilustrador, poeta e escritor paraense. Maciste nasceu em 1964 em Belém do Pará e desde a infância é apaixonado por arte, sempre desenhando, pintando ou escrevendo.

Em 1987, concluiu o curso técnico em Agropecuária, na Escola Agrotécnica Federal do Pará. No ano seguinte, prestou concurso público para a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Aprovado, foi trabalhar nas reservas indígenas do Alto Xingu, na divida do Pará com o estado do Mato Grosso, com fiscalização. A vivência com os povos indígenas e a rica forma de comunicação visual das tribos levaram Maciste a mergulhar profundamente nesse universo. Apesar das trocas culturais, quase dois anos depois saiu do quadro do governo, a pedido.

Após deixar o emprego, Maciste foi morar em Macapá (AP) e, posteriormente, em São Paulo (SP). Em ambas as cidades, Maciste Costa realizou exposições coletivas e individuais, como na Escola de Artes Cândido Portinari, em Macapá, e no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, por exemplo. De volta a Belém, cidade na qual reside atualmente, foi Prêmio IAP (Instituto de Artes do Pará) de Literatura, edital 2007, na categoria infanto-juvenil, com o livro “Pedrinho e o peixe azul”.
Para acompanhar detalhes e bastidores do projeto “VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS”, basta acessar o blog– http://projetovidasgentes.blogspot.com

Serviço:
Intervenção artística na Feira do Ver-o-Peso
Data: 29 de abril
Hora: 9 horas
Local: Setor de Ervas, ao lado do Solar da Beira
Contato: Yorranna Oliveira – Assessoria de Imprensa projeto “VIDAS, GENTES E OUTROS DESENHOS”.
Fone: (91) 8401.8286

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O retorno de Cacau Novais

Foto: Marcio Monteiro




Fonte:
Som do Norte

Cacau Novais volta a se apresentar nas noites de Belém. Após quase dois anos sem cantar em bares (a última vez foi com o Minni Paulo Trio no extinto Baiacool Jazz Club, em junho de 2009), a intérprete inicia no próximo dia 1º de maio uma temporada que irá se estender por quatro domingos de muito jazz, bossa nova, samba e até salsa.

- Será um repertório eclético, vou fazer canções de Tom Jobim, Vinicius, Baden Powell, Cole Porter, Gershwin... - adianta a artista, que será acompanhada pelo violonista Bob Freitas.

Também atriz e arte-educadora, Cacau Novais iniciou a carreira cantando música de igreja, através da qual adquiriu afinidade com a música negra norte-americana. Aperfeiçoou-se estudando canto lírico e participando de grupos corais como o Madrigal da Uepa e o Coro Carlos Gomes. Em 2006, participou do CD Waldemar Inédito e Raro Henrique 2, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado com show no Theatro da Paz.

Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se, em 2010, a atuação como a "Misteriosa" na peça Ópera Profano, de Carlos Correia Santos e a participação na montagem da ópera La Traviata e no concerto de Natal da Amazônia Jazz Band. No começo deste ano, Cacau participou do show do aniversário de Belém, no Pier das Onze Janelas, em janeiro, e da programação comemorativa dos 140 anos da Biblioteca Arthur Vianna, do Centur, no final de março.

SERVIÇO
Cacau Novais
Bar Municipal (Municipalidade, 1643, esquina com Soares Carneiro)
Domingos, de 1º a 22 de maio, 20h
Apoio: http://www.somdonorte.com.br/

domingo, 17 de abril de 2011

Bolo fashion

Nem dá vontade de cortar e comer o bolo de aniversário dos 20 anos da revista Marie Claire Brasil. O bolo foi inspirado na it bag da marca Louis Vitton.Confira o que rolou na comemoração: http://colunas.marieclaire.globo.com/marieclaire20anos/2011/04/15/parabens-surpresa-na-redacao-de-marie-claire/

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dica cultural: Biutiful


O filme estreou ontem (13) no Cine Líbero Luxardo em Belém e fica em cartaz até 24 de abril. Toda quarta -feira estudante que apresentar carteirinha (estudantil logicamente) não paga. Nos demais dias estudante paga metade dos 5 reais equivalentes ao ingresso.

Saiba mais sobre o filme aqui: http://www.guiart.com.br/noticias_interna.php?id=1010&cat=CN

Recanto literário de Saramago


Pois é, a biblioteca de causar inveja a qualquer amante de livros faz parte do roteiro oficial de quem visita a casa do escritor português José Saramago. A residência fica em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha). A jornalista brasileira Maria Fernanda Rodrigues, do site Publish News, estava de férias na Europa e resolveu dar uma esticada até o local para conferir o recanto que Saramago dividia com a esposa, Pilar, e os cachorros Camões e Boli.

Veja os detalhes da visita: http://publishnews.wordpress.com/2011/04/01/como-e-que-eu-fui-parar-na-casa-do-saramago/

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Luê

Foto: Débora Flor

Show "Tu Já Rainha", da cantora e instrumentista Luê Soares, está em cartaz todo sábado do mês de abril no Sesc Boulevard. O show começa às 19h e tem entrada franca. O Sesc Boulevard fica na Avenida Boulevard Castilhos França, nº 522, bairro da Campina, em Belém.

sábado, 2 de abril de 2011

Aprender pelo mundo

Que tal estudar em 12 países diferentes ao longo de quatro anos? É mais ou menos essa a proposta de ensino de uma escola americana, a Think Global School, que vai levar uma grupo de 15 adolescentes na sua sala de aula itinerante. Confira:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/think-global-school-a-escola-globalizada