Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

domingo, 6 de março de 2011

Aniversário

Foto: Divulgação

Hoje o escritor Gabriel García Márquez completa 83 anos de vida. São oito décadas de produção literária, de vivência cultural e muitos livros que ele já deve ter lido nesses anos todos. Afinal, a gente aprende desde criança que para escrever bem, só lendo e muito.

E você, caro leitor-internauta, quantos livros já leu na vida. Olha que estou sendo camarada e não perguntei quantos livros você lê por mês. Eu tenho 22 anos e desde que me entendo por gente tenho os olhos grudados em um livro. Eu costumo ler, em épocas preguiçosas três livros por mês, além das obras 'didáticas' do meu curso de Pós-Graduação e dos ebooks da vida. Mas sei que essa não é uma realidade muito comum. Mesmo entre colegas jornalistas, os naturalmente inclinados a ler quase compulsivamente. Enfim. O fato é: lemos pouco. Muito pouco. Isso quando não lemos nada. E se paramos para listar quantas obras de cada autor essencial para a literatura brasileira e universal já paramos pra ler a coisa piora.

Quantos livros do García Marquez você já leu? Se você nunca leu livro algum, ao menos conhece do que tratam as histórias dele?

No aniversário de Gabito quem dá o presente é ele mesmo. Basta você se dirigir à livraria mais próxima e comprar um exemplar. Difícil vai ser escolher. Uma dica: comece do começo.

Obras:
* O enterro do diabo: A revoada (La Hojarasca) (1955)
* Memória dos prazeres
* Relato de um náufrago
* A sesta de terça-feira
* Ninguém escreve ao coronel (1961)
* Os funerais da mamãe grande
* Má hora: o veneno da madrugada
* Cem anos de solidão (1967)
* A última viagem do navio fantasma
* Entre amigos
* A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada
* Um senhor muito velho com umas asas enormes
* Olhos de cão azul
* O outono do Patriarca
* Como contar um conto (1947-1972)
* Crônica de uma morte anunciada (1981)
* Textos do caribe
* Cheiro de goiaba
* O verão feliz da senhora Forbes
* O Amor nos tempos do cólera (1985)
* A aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile
* O general em seu labirinto
* Doze contos peregrinos (1992)
* Do amor e outros demônios (1994)
* Notícia de um sequestro
* Obra periodística 1: Textos Andinos
* Obra periodística 3: Da Europa e América
* Viver para contar
* Memória de minhas putas tristes
* Obra Jornalística 5: Crónicas, 1961-1984


Saiba mais:
http://www.releituras.com/ggmarquez_menu.asp

Nenhum comentário: