Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Segundo dia da Mostra ABDeC com prata da casa e jovens cineastas

Programação tem curtas-metragens com experimentalismo, vídeo-arte e temas femininos.

A terça-feira do Cineclube Pedro Veriano dá sequência a Mostra ABDeC-Pa com a exibição de 06 curtas-metragem dirigidos por antigos abdistas como Afonso Gallindo, José Arnaud e Sue Pavão, ao lado de novos cineastas como Fábio Hassegawa, além de Ivan Oliveira de Parauapebas.

Sobre a Mostra ABDeC-Pa
Com 28 produções inscritas, a 1a Mostra ABDeC-Pa recebe vídeos e filmes não só de Belém, mas também de cidades como Paraupebas e Marabá, municípios que vem se consolidando no cenário audiovisual paraense. Além deles, produções com temáticas indígenas, videoclipe, experimentalismo, vídeo-arte, ficções e documentários, compõe a grade da Mostra que termina na sexta-feira, dia 30.

A maratona de filmes começa sempre às 18h30 e segue até 20h30, no ponto de exibição da ABDeC-Pa, Cineclube Pedro Veriano. O público vai selecionar 05 filmes, sendo um documentário e quatro curtas-metragem, que vão compor um case de DVDs representando o audiovisual do Pará. Cada case será reproduzido em 26 cópias, distribuídas para todas as capitais brasileiras, mais o Distrito Federal, onde serão exibidos nos pontos de exibição das demais ABDs do país.

Além das ABDs, municípios de regiões como o sudeste e salgado paraense, entre outros, também receberão suas cópias, permitindo assim maior difusão dessas produções.

Pensada em parceria com a ABD Nacional, a 1ª Mostra ABDeC-Pa é mais uma forma encontrada pela atual gestão da entidade de proporcionar abertura de janelas para o cinema e audiovisual do Estado.

Confira a programação desta terça-feira, 27 de a
Severa Romana de Bio Souza, Rael Helyan e Sue Pavão – 16’
bril.
Sinopse: Documentário. A cidade de Belém/PA é o cenário onde ocorreu a tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada, e prestes a dar a luz. No dia 02 de Novembro do ano de 1900, Severa é brutalmente assassinada por cabo Ferreira. Morre a mulher - nasce o mito, uma Santa Popular.
Ficha técnica
Direção: Bio Souza; Rael Helyan e Sue Pavão
Roteiro: Bio Souza; Rael Helyan e Sue Pavão
Fotografia: Diógenes Leal
Montagem: Luelane Loyola
Som: Nicolas Hallet
Música: Tynnoco Costa
Elenco: Leidyane Rodrigues, Luiza de Abreu, Lúcio Martins, Cláudio Marinho e Natal Silva.
35mm – 16' – PA/Brasil – 2007

Shangrilah, de Fábio Hassegawa – 5’Sinopse: Documentário. O livre caminho pelas árvores, banho de paz eterna, ébrio de algum tempo neste lugar oculto.
Ficha técnica:
Direção, Roteiro, Produção Executiva e Fotografia: Fabio Hassegawa
Arte: Marcelo Rodrigues
Edição: Carlos André Mendes
Elenco: Cadinho, Sr Oswaldo, Ian.

Luar de Fábio Hassegawa e Wander Dias – 5’
Sinopse: Animação pixelation com fotografias de luas cheias de Belém do Pará com musicas do Dj Benjamim

Para todas as horas, de José Arnaud – 15’50”Sinopse: Ficção – Três amigos saem para uma viagem onde irão descobrir que os limites entre sentimentos e sensações são muito efêmeros. Amor e amizade num contexto de pós-modernidade. “Não somos bons nem maus, o que somos então?”

Fotoatividade, de Afonso Gallindo – 12’35”
Sinopse: Duas linhas paralelas compõem este documentário. Uma, conta a história deste importante expoente da fotografia no Pará – a Associação Fotoativa. A outra, composta de depoimentos de pessoas que viram, participaram e acompanham a maturidade da Associação e de sua importância para o Estado do Pará, e porque não, para o Brasil.
Ficha técnica:
Direção: Afonso Gallindo
Roteiro: Afonso Gallindo, Paulo Almeida, Alberto Bitar e Maria Christina
Produção: Afonso Gallindo e Maria Christina
Fotografia: Paulo Almeida, Alberto Bitar e Marcelo Rodrigues
Arte: Afonso Gallindo
Montagem/edição: Afonso Gallindo
Trilha Sonora: MG Calibre
Elenco: Fernando Negrão

Mulheres de 20 de Ivan Oliveira – 42’Sinopse: Documentário. Parauapebas, sudoeste do Pará. Uma cidade, 22 anos de história. Há 20 anos uma dessas histórias vem se construindo e se consagrando com uma das maiores manifestações femininas do interior brasileiro, o Encontro da Mulher de Parauapebas, evento que marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Ficha técnica:
Direção: Ivan Oliveira
Realização: HD Produções
Imagens: Gilson Mesquita
Montagem: Edinan Costa e Ivan Oliveira
Som: Willame Reis
Arte: Ivan Oliveira

Serviço
1ª Mostra ABDeC-Pa, de 26 a 30 de abril de 2010
Cineclube Pedro Veriano – Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.
A partir das 18h30
Entrada franca

Informações e entrevistas
Dani Franco – Assessora de Imprensa e Diretora ABDeC-Pa
Jornalista DRT-Pa 1749/ (91) 8167 5745
msn: danifrancoeu@hotmail.com
www.abdecpara.blogspot.com

Nenhum comentário: