Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Jornalismo Literário

Fonte:Digestivo Cultural

São Paulo - Direcionado ao público jovem, professores, profissionais em começo de carreira e interessados em geral, Jornalismo Literário Para Iniciantes, de Edvaldo Pereira Lima, chega ao mercado editorial como um cartão de visitas dessa modalidade jornalística que empolga autores, cativa leitores, apaixona pessoas de todas as latitudes.

"Tem gente que pensa que jornalismo literário é coisa exclusiva de americanos, ou da época do new journalism de Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson e Truman Capote", comenta o autor, professor da Universidade de São Paulo - USP -, cofundador e dirigente da Academia Brasileira de Jornalismo Literário - www.abjl.org.br -, ABJL.

"Na verdade, porém, existe há muito tempo. E em várias partes do mundo. No Brasil, deu os primeiros sinais de vida com Euclides da Cunha e João do Rio", continua. "Passou pela fase excepcional da famosa revista Realidade. Tem em Eliane Brum uma notável autora da atualidade. Desponta em iniciativas recentes como a série Perfil no jornal Gazeta do Povo de Curitiba. Marca presença contínua na revista eletrônica Texto Vivo - www.textovivo.com.br -, em TCCs - Trabalhos de Conclusão de Curso - e em livros-reportagem. Segue como tradição fascinante da arte de se contar histórias da vida real, crescentemente descoberto pelas novas gerações, adaptável aos desafios do século XXI e às novas tecnologias de comunicação", destaca.

Publicado pelo inovador sistema editorial Clube de Autores - www.clubedeautores.com.br-, o livro é acessado por esse site ou diretamente pelo link http://www.clubedeautores.com.br/book/35300--Jornalismo_Literario_Para_Iniciantes -, encomendado, impresso e enviado por Sedex.

O livro também pode ser retirado em unidades selecionadas da AlphaGraphics - http://www.alphagraphics.com.br - em São Paulo e no Rio de Janeiro. Há várias formas de pagamento, inclusive parcelamento.

É também do mesmo autor o clássico Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura (São Paulo: Manole, 2009, quarta edição), obra de referência teórica sobre jornalismo literário. O novo livro, Jornalismo Literário Para Iniciantes, serve-lhe de introdução, trazendo conteúdos inéditos, exemplos históricos e atuais, questões instigantes, numa linguagem e tom apropriados ao público jovem.

"Também chamado de jornalismo narrativo, literatura da realidade e literatura criativa de não ficção, o jornalismo literário ultrapassa o campo de interesse exclusivamente jornalístico", comenta o autor. "É assunto potencialmente relevante para Letras, História, Ciências Sociais, Psicologia Social, Educação e outras áreas do conhecimento", complementa. "Tampouco limita-se ao nível superior, podendo ser trabalhado igualmente no ensino médio", enfatiza.

Serviço
Jornalismo Literário Para Iniciantes, de Edvaldo Pereira Lima.
Sistema Editorial Clube de Autores - www.clubedeautores.com.br - e link direto http://www.clubedeautores.com.br/book/35300--Jornalismo_Literario_Para_Iniciantes

Páginas: 148

Valor: R$43,27

Nenhum comentário: