Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Web em foco

“Para entender a Internet: noções, práticas e desafios da comunicação em rede” é um livro feito para a realidade virtual, desde o seu processo de concepção. Organizado por Juliano Spyer, reúne 37 textos de profissionais e estudiosos da Web sobre os assuntos que envolvem o tema. Eles contam suas experiências, discutem o passado, o presente e o futuro dessa nova - nem tão nova assim - ferramenta da comunicação humana.

A interatividade marca a publicação. Todos os artigos têm o email de cada autor, para que o leitor mande críticas, sugestões, comentários. Indique erros e participe da construção em constante movimento da obra. Afinal, o livro foi realizado em um mês e nem sequer foi revisado para não aumentar os custos da produção. Cada autor mandou o texto, com uma, duas, no máximo três páginas antes do prazo, conforme Juliano adianta na apresentação. Alguns entenderam a idéia do livro, idealizado tanto para o leitor leigo como para quem já tem plena afinidade com as infinitas possibilidades da rede.

Textos leves e curtos, em fonte bem maior do que as minúsculas letras dos livros comuns, “Para entender a Internet” traz para o debate assuntos como Cultura do Remix, Cyberpunk, Twitter, Jornalismo Colaborativo e outros termos repletos de links para o leitor/internauta mergulhar em novas conexões e se achar nelas, ou se perder de vez. A leitura é leve e rápida, graças aos textos curtos em tom de conversa. Alguns autores parecem aquele amigo ou vizinho que comenta com você o resultado do futebol, o acidente de trânsito da noite anterior.

No entanto, há textos capazes de obscurecer ainda mais o tema, como os artigos Beta e Web 2.0. Surge uma vontade de fechar a janela e partir para outras paragens da rede. Ou pular a página. Mas a curiosidade persiste em terminar o texto Por outro lado, os trabalhos sobre cultura do remix, cyberbulling, rede social, ecologia digital, lei eleitoral e internet, lixo Eletrônico, pirataria, privacidade, spam, voluntariado em rede e outros envolvem. E por dizerem muito em tão poucas páginas, deixam a sensação de vazio. Despertam o interesse por mais informações e novos conteúdos. Provocam e convidam para a imersão total nas teias invisíveis da rede.

Com erros e acertos, a tentativa de Juliano Spyer cumpre sua missão ao levantar o debate sobre a Internet. E ao abrir espaço para a contrapartida do leitor, através do blog do livro http://paraentenderainternet.blogspot.com/, essa possibilidade se expande e rompe fronteiras.

Nenhum comentário: