Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O novo inimigo da cárie

Fonte: Universidade do Estado do Amazonas

Após passar seis meses no Departamento de Odontologia Restauradora na Universidade de Illinois, em Chicago (USA), conduzindo pesquisa relacionada à avaliação do potencial do extrato da semente do cupuaçu na remineralização da dentina induzida à cárie artificial, a professora do curso de Odontologia da UEA, Mirela Sanae Shinohara, constatou que o extrato da semente do cupuaçu apresenta componentes antioxidantes, podendo inibir ou diminuir a progressão da cárie. A pesquisa faz parte dos estudos de pós-doutorado da pesquisadora.

Otimista, a pesquisadora acredita que a pesquisa aplicada poderá evitar ou impedir a progressão da cárie. “E isso, com certeza, irá reduzir o índice de prevalência da doença, e indiretamente, o número de pacientes com este problema”, destaca.

Mirela conta que foram seis meses de pesquisas também com outras plantas e frutas que apresentam um efeito benéfico sobre a matriz de colágeno presente na dentina. “O dente apresenta esmalte e dentina. O esmalte, estrutura mais mineralizada, cobre a coroa do dente e a dentina fica na parte interna e é menos mineralizada, é uma estrutura que apresenta os túbulos dentinários e o material orgânico (fibrilas colágenas)”, disse, acrescentando que a cárie é justamente uma das alterações nessa estrutura dental.

De acordo com a pesquisadora, a cárie envolve vários fatores relacionados ao processo de perda de mineral da estrutura dental, até ao ponto de formar a “cavidade”. “Se a doença estiver no início da progressão, ou seja, ainda sem formar cavidade, pode-se intervir para que haja uma remineralização dessa área e é justamente aí que pode entrar o extrato da semente do cupuaçu. Quando há a desmineralização, ocorre a exposição da matriz do dente, que fica suscetível à degradação, comprometendo a longevidade da estrutura dentária”, explicou.

A pesquisadora revela que, nesta mesma linha, outros estudos vêm sendo desenvolvidos com outras plantas e frutas que apresentam um efeito benéfico sobre a matriz de colágeno presente na dentina. Uma fruta em destaque é a uva com resultados comprovados em estudos conduzidos por outros pesquisadores. “Como a Ana Karina Bedran-Russo, do departamento de odontologia restauradora da Universidade de Illinois, que está empenhada em estudos do extrato da semente de uvas”.

O extrato da semente da uva, explica Mirela, apresenta componentes antioxidantes, chamados polifenóis, possuem efeitos benéficos sobre a matriz de colágeno da dentina, podendo inibir ou diminuir a progressão da cárie. “Dessa forma, alguns trabalhos mostram que o extrato da semente do cupuaçu também apresenta esses componentes”, compara.

Mirela afirma que pretende continuar os estudos no Brasil, em parceria com outros centros e mesmo com as universidades americanas. “Provavelmente poderemos desenvolver estudos não só com o cupuaçu, mas com outras plantas e frutas amazônicas que são ricas fontes em nutrientes e suplementos para a saúde em geral e a UEA é uma universidade em desenvolvimento e com alto potencial para o desenvolvimento dessas pesquisas”, finaliza.

Nenhum comentário: