Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Você é um mojo?


Se você nem sabe o que é isso, melhor rever conceitos e posturas, e ler o e-book “Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um guia de cultura digital na era da informação”, do jornalista Mark Briggs. Se você não é um iniciado na WEB 2.0, os três primeiros capítulos do livro vão esclarecer suas ideias e apresentar um mundo novo. Agora se já for, não perca tempo e vá direto para o 4° capítulo, que é quando o assunto fica interessante e Mark decide dar o caminho das pedras para transformar você em um verdadeiro jornalista digital.

Voltando ao mojo, foi lendo “Jornalismo 2.0” que descobri esse termo. Mojo é o jornalista móvel, o jornalista “mochileiro”, um profissional esperto que usa a tecnologia a seu favor. Ele é a versão moderna da frase “lugar de repórter é na rua, sujando os sapatos”. O mojo faz tudo isso, mas com Ipod, celular com internet, netbook, câmera que filma e tira fotos. Com a parafernália tecnológica, ele mantém o site, blog, Twitter e demais redes sociais do veículo em que trabalha atualizados constantemente. Ele usa a tecnologia para ir até a notícia e compartilhá-la numa velocidade maior com o público. Ele vira repórter e cinegrafista de TV, ao fazer um pequeno vídeo. Transforma-se em produtor, redator, revisor e editor. Até garoto-propaganda do veículo se precisar.

Mojo significa ser multifuncional. E esse profissional não precisa ser especialista numa atividade especifica, apenas tem que fazer bem várias funções. Mas não confunda: usar a tecnologia e ficar com bunda pregada na cadeira da redação não é ser mojo. A notícia está na rua. O mojo de verdade a encontra mais rápido e a propaga primeiro. Ele vai até lá. Entendeu?

Para baixar o livro, clique no link abaixo: http://knightcenter.utexas.edu/Jornalismo_20.pdf

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