Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Belém nas rimas do poeta

Quando a viu pela primeira vez, ela balançava no ritmo da maré e brilhava sob efeito das luzes que rasgavam a escuridão da noite. Estendida às margens do rio, Belém foi vista por fora, enquanto o “Flor do Cajary” singrava nas águas da baía do Guajará rumo ao cais do Ver-o-Peso. E o, hoje, poeta Antonio Juraci Almeida Siqueira tinha só 12 anos quando esse encontro ocorreu.

Juraci vinha de Afuá, município do interior paraense, e ficou observando de dentro do barco a vida que existia ali. “Eu fiquei encantado com Belém, aquele mundo novo. Eu olhava o movimento, o burburinho, pessoas comprando, vendendo. Tenho uma relação muito forte com o Ver- o - Peso”, conta. O Juraci menino parecia Alfredo no livro Belém do Grão Pará, de Dalcídio Jurandir. Mesmo fascínio e deslumbre diante dos pequenos acontecimentos.

“Uma vez saí do barco meu tio para andar de ônibus, nunca tinha andado e em cada curva me segurava com força pra não cair ou vomitar, eu não queria passar vergonha. Andei tudinho por aí, eu me admirava com tudo”, lembra. Comento as semelhanças nas histórias e ele responde: “Verdade...O Alfredo era o Dalcídio, porque assim como ele veio do interior. Meu pai tinha contos manuscritos do Dalcídio em casa. Não sei se ele anotava do jornal, ou algo assim, mas tinha. Não sei como, eles desapareceram”, diz.

Antonio Juraci nasceu em 28 de outubro de 1948 na beira do rio Cajary, em Afuá. Na infância descobriu a literatura de cordel, herança do avô nordestino e das viagens a Belém. “Meu padrasto sempre trazia cordel daqui. Eu e meus irmãos líamos toda noite para os vizinhos. Muitos eu sei até de có e isso me serviu para escrever a minha poesia. O cuidado com rima, métrica, tudo veio do cordel”.

Em 1976, o escritor mudou-se para Belém, depois de viver em Macapá, com a esposa Francisca e os filhos. Morou na Cidade Velha e Jurunas, antes de se deparar com a passagem Felicidade, no bairro da Condor. Lá ele fincou raízes e até poetou. “Fiz uma trova para ela: ‘Morar na Felicidade traz-me um dilema sem fim, pois não sei se, na verdade, moro nela ou ela em mim’”, recita.

Na cidade das mangueiras, graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Pará, onde começou, de fato, sua produção literária. Com 60 anos de idade, 30 anos de carreira, mais de 80 títulos publicados entre folhetos de cordel, livros de poesias contos, crônicas, histórias humorísticas, infantis, Antonio Juraci acumula em média 200 premiações locais e nacionais no vários gêneros da literatura. As conquistas e homenagens recebidas ao longo da vida ele agradece a nossa morena.

“Devo muito a ela. Apesar de não ter nascido aqui, Belém me adotou. Eu gosto muito daqui, se viajo fico cuíra pra voltar logo. Eu gostaria que fosse mais bem cuidada sabe. O povo não tem memória. Belém deveria ser vista com o olhar de turista, que se admira com tudo e preserva. Mas eu a aceito. Devo a essa cidade toda a obra que construí. Não morro totalmente, porque minha obra permanecerá”, reflete.

Sentado numa das mesas do Bar do Parque, esse filho do boto, como também é conhecido (graças à roupa e chapéu brancos), volta no tempo e narra a época de estudante, açougueiro e candidato a escritor. Na volta da universidade, Siqueira descia do ônibus e olhava a boemia belenense reunida no local, especialmente o ‘mestre” Ruy Barata. “O Ruy ficava na cadeira cativa dele, ali [aponta para uma árvore] debaixo daquela castanhola, tomando sua bebida e disparando aquela metralhadora que era a língua dele. Eu morria de medo de mostrar um trabalho meu, porque eu via ele fazer cada coisa com quem mostrava algo ruim. O Ruy era sarcástico, polêmico, impiedoso com os maus poetas, maus escritores. Mas um dia, ele chegou pra mim na universidade e apontou com dedo, como costumava fazer e disse: ‘Gosto muito daquele poema seu ‘A margem oculta’’. Fiquei sem reação, já pensou?!”.

Esse menino de Cajary jamais imaginou tantos presentes de sua madrasta Belém, adquiridos sob inspiração dos traços de nossa cultura. Círio de Nazaré, mangueiras, Bar do Parque, praça da República, Ver-o-Peso, tudo aquilo capaz de tocar e comover sua sensibilidade se transforma em poesia e prosa. “Tenho nome em sala de literatura, em placa, em um monte de lugar. Essa amplitude toda me imortaliza ao perpetuar minha obra, porque o que imortaliza o ser humano é sua obra”.


Um teatro – Waldemar Henrique,

Uma praça – A da República, ela é a síntese de Belém, aqui vem o rico, pobre, todo mundo.

Um bar – do Gilson, o som apresentado, o choro, não faz parte da minha raiz, mas aprendi a amar.

Um bairro – Condor, perto de tudo!

Um ponto turístico – Ver-o-Peso

Quem é a cara de Belém? Márcio Sobral, ele é um brigão pelas coisas nossas como eu, temos a mesma paixão pela cidade.

Um escritor – Difícil nomear uma estrela numa constelação.....

2 comentários:

Anônimo disse...

eu pedi rimas nao a historia podre

Anônimo disse...

eu pedi rimas e me desculpe pela grosseria ta mais eu nao pedi a historia