Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pará lidera assassinatos no campo

O relatório anual “Conflitos no Campo Brasil 2008”, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado esta semana em Indaiatuba (SP), aponta que o Estado continua na liderança de crimes em seu território. Segundo dados da CPT, ocorreram 245 conflitos, 13 assassinatos, 35 ameaças de morte, 740 famílias expulsas e 2.051 despejos no ano passado.

Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão integram a lista de estados campeões em conflitos agrários. De acordo com o relatório, a Amazônia concentra 72 % dos assassinatos.

Populações tradicionais, como indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos e camponeses são as principais vítimas. "São ocupantes históricos que não detêm a titulariedade jurídica das terras", avalia Carlos Walter, professor da Universidade Federal Fluminense que elabora análises para o relatório da Comissão desde 2003.

Neste mês, o Pará ficou em evidência pelo conflito entre os acampados do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) da fazenda Espírito Santo e "seguranças" da Agropecuária Santa Bárbara, do banqueiro Daniel Dantas. Nove pessoas ficaram feridas a bala - oito sem-terra e um funcionário da empresa - em Xinguara, a 792 km de Belém. A ação gerou polêmica após denúncia não-comprovada de que integrantes do movimento teriam mantido quatro jornalistas como "reféns" durante o enfrentamento. O MST nega a acusação.

"A impunidade favorece o avanço da criminalização dos movimentos sociais e da violência no campo", afirma o padre Dirceu Luiz Fumagalli, membro da coordenação nacional da CPT.

Fonte: Repórter Brasil
http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=1566

Nenhum comentário: