Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Direitos humanos na telona


Foto: Divulgação

“Abutres” é o filme que abre a 5ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, nesta quinta-feira (25), em Belém. O longa traz o argentino Ricardo Darín, ator homenageado da Mostra este ano, na pele de um advogado ambicioso que vive à procura de vítimas de acidentes de trânsito para conseguir a maior indenização possível das seguradoras e ficar com uma gorda comissão.

O filme, dirigido pelo cineasta argentino Pablo Trapero e inédito comercialmente no Brasil, é o mais recente trabalho de Ricardo Darín, ator de grande prestígio na televisão e no cinema da Argentina. Ele ficou consagrado com o sucesso popular do longa-metragem “O Filho da Noiva” (de Juan José Campanella, 2001). Incluída na programação, a obra, sobre um homem em crise que tenta reconstruir seu passado, foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Mas foi pela atuação em o “O Segredo de seus Olhos” (2009), também de Campanella, que ele ganhou destaque no Brasil e no resto mundo. A película arrebatou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

Com entrada gratuita em todas as sessões, a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul exibe 41 títulos, de dez países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), em 20 capitais. Belém é a segunda cidade a receber o evento, que termina dia 5 de dezembro.

A Mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet, e dedica obras que abordam questões referentes aos Direitos Humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos. A programação discute temas como o direito à terra, ao trabalho, à inclusão social, à diversidade étnica, à diversidade religiosa, à solidariedade intergeracional da cidadania LGBT, o direito à memória e à verdade, direitos dos povos indígenas, das pessoas com deficiência, da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da população carcerária, da população afrodescendente e dos refugiados.

Em todas as cidades há sessões com audiodescrição e closed caption, garantindo o acesso a pessoas com deficiência visual e/ou auditiva.

A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil e da Sociedade Amigos da Cinemateca. As obras mais votadas pelo público são contempladas com o Prêmio Aquisição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem. A programação tem curadoria do cineasta e curador Francisco Cesar Filho.

Para conferir todos os filmes, datas e horários da Mostra, além de obter mais informações, acesse: www.cinedireitoshumanos.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Serviço:
"Abutres" na abertura da 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul.
Local: Cine Líbero Luxardo, no Centur.
Hora: 19h
Data: 25 de novembro
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650, Nazaré.

Nenhum comentário: