Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Educação sobre os preceitos de Wardolf

O Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia recebe nos próximos dias 5 e 6 de novembro o “A Arte de Educar para a Paz”. O evento comemora o primeiro ano de atividades da Creche Casulo, da Fundação Arte de Educar Cogente, discutindo a pedagogia de Wardolf, com a presença de autoridades em educação, como Maria Chantal, da Federação das Escolas Wardolf no Brasil, Betânia Vinagre, pedagoga do Ministério Público do Pará e Fábio Atanasio da UNICEF, entre outros. Toda a programação é gratuita.


Fundamentada na Pedagogia Wardolf, a Creche Casulo é o principal projeto da Fundação Arte de Educar Cogente, e considera que a criança, nos primeiros anos de vida, absorve inconscientemente todos os aspectos, caráter e os sentimentos do ambiente ao seu redor. Com esta premissa, na Creche Casulo as atividades cultivam da vida real, buscando a interação do sentir, pensar e agir.

O principal objetivo da Fundação é atrair os olhares do público para uma nova forma de perceber a formação da educação de uma criança. O “A Arte de Educar para a Paz” terá palestras e mesas-redondas, com a abordagem de temas como, por exemplo, “A criança e o poder de transformação na família”, “Políticas e ações não governamentais pelos direitos da criança” e “É preciso educar o educador”.

Sobre a Fundação Arte de Educar Cogente
A Fundação Arte de Educar Cogente atende crianças de 2 a 6 anos de idade em situação de risco social, na região norte do país, com apoio da Pedagogia Waldorf. A instituição foi criada pelo entendimento que o mundo contemporâneo e as demandas reprimidas da sociedade, sem atendimento do poder público, passaram a exigir da iniciativa privada o seu envolvimento direto na implementação de Projetos Sociais. Premiada em 2010, com o selo “Certificado de Mérito Comunitário”, do Programa Mesa Brasil do Sesc/Pará, a Fundação Arte de Educar Cogente promove o evento “Arte de Educar para a Paz” para divulgação das ações desenvolvidas por entidades educacionais na formação psicossocial e cultural infantil. Nele, o público poderá conhecer maneiras para atuar nestes Projetos Sociais e discutir parcerias com a Fundação, em municípios de maior interesse.


Creche Casulo
Criada há um ano, no bairro do Icuí Guajará em Ananindeua, a Creche Casulo, surgiu a partir das pesquisas realizadas pela Fundação, que perceberam o alto risco social das crianças desta comunidade. Assim, a Fundação Arte de Educar Cogente, passou a oferecer gratuitamente às famílias de baixa renda, a Creche Casulo.

Os profissionais da Creche Casulo são capacitados por meio do curso “Arte de Educar”, propiciando as crianças de 02 a 06 anos, e seus familiares, que vivem em área de risco e vulnerabilidade social, a educação, o acolhimento, e o desenvolvimento integral através dos princípios da Pedagogia Wardolf. Com este trabalho, a Creche Casulo forma cidadãos de transformação da cultura e promotores da paz.

Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Serviço
“A Arte de Educar para a Paz”
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Dr. Freitas, S/N – Belém, PA.
Data: 5/nov das 19h às 22h30 e 6/nov das 8h às 18h.
Inscrições antecipadas: tassia@artedeeducarcogente.org.br / nelma@artedeeducarcogente.org.br.

Contatos para imprensa
Dani Franco – Jornalista DRT-Pa 1749
Fones: (91) 8889 3639 / 8167 5745
E-mail: danifrancoeu@yahoo.com.br

Confira a programação:

Nenhum comentário: