Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Efeito Carbono

Eu poluo. Tu poluis. Ele polui. Nós poluímos e assim por diante. É impossível viver e não poluir. Mas existe uma grande diferença entre poluir desgovernadamente e poluir o minímo possível o mundo em que vivemos. A diferença reside na escolha. Você pode optar por ações que reduzam o impacto das atividades do homem no meio ambiente, como abolir as sacolas plásticas, quando precisar imprimir alguma coisa reutilize o papel ou use papel reciclado. Aliás recicle e reutilize os materiais que você jogaria fora. Eles podem virar acessórios e peças úteis e descolados.

Há uma infinita possibilidade de ganhar crédito com o meio ambiente. Plantar árvores é uma das queridinhas das grandes empresas, para neutralizar as emissões de gás carbônico na atmosfeara que suas atividades provocam, o chamado Efeito Carbono. Nós, proletários do sistema capitalista, também podemos e devemos contabilizar nossas emissões de carbono para saber quantas árvores temos de plantar por ano pra ganhar crédito com a natureza. E não faça aquela cara de que não emite gás carbônico, bobão, seus menores gestos concentram pequenas doses de CO², pode acreditar. Fazer churrasco no final de semama e usar desodorante de spray são alguns dos exemplos.

Ontem, durante a sessão de abertura o Amazônica DOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema, no Cinema Olympia, em Belém, descobri que preciso plnatar oito árvores por ano, se eu mantiver o ritmo de emissão de carbono atual. Um dos parceiros do Festival, a Clean Gestão Ambiental realizava um teste (que dura menos de cinco minutos) com os participantes para contabilizar nossa contribuição com o planeta. No final, recebíamos um certificado, impresso em papel reciclado (eles também podiam enviar para o seu email), certificando nossa participação.

Quer saber quantas árvores você precisa plantar para neutralizar AS SUAS emissões de CO². Clique no link abaixo e participe:
http://www.cleanga.com.br/software/

Outras notícias relacionadas:
Brasil pode reduzir em até 70% emissões de carbono

Nenhum comentário: