Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A arte de encenar

Dezenove de agosto é dia do ator. E parabéns a todas essas pessoas que usam as artes cênicas para nos fazer rir, chorar, pensar, refletir, se divertir, aprender. Parabéns para eles que nos ensinam a arte de viver. Porque representar é isso, é mostrar as várias existências que podemos ter.

Tepsis, o primeiro ator da história, fazia isso na Grecia Antiga nos confins do século V a.C. Ele fundou a tragédia grega, talvez o primeiro movimento teatral que se tem notícia. No Brasil, o primeiro ator e dramaturgo a se destacar foi João Caetano. Carioca, nascido em 1808, interpretou clássicos de Shakespeare e Molière, além de autores brasileiros.

Aqui em Belém a data é marcada pela estreia dos espetáculos do Teatro Oficina. Quer forma melhor de comemoração? Então, nada de perder tempo e escolha logo em qual deles voê vai.


Atuadores do Teatro Oficina (SP) apresentam Taniko, Estrela Brazyleira a Vagar -
Cacilda!!, Bacantes e O Banquete, em sessões gratuitas para 2 mil pessoas

Texto: Assessoria de Imprensa Teatro Oficina

Logo após se apresentar como uma das principais atrações do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, o time de atuadores do Teatro Oficina chega a Belém sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa para apresentar quatro peças (todas inéditas na capital paraense) que integram a turnê nacional do Dionisíacas em Viagem, projeto com apoio do Ministério da Cultura. As peças ocorrem de 19 a 22 de agosto no Teatro de Extádio (instalação itinerante que será montada na Praça da Bandeira. Todos os espetáculos, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimento ou um
brinquedo (para a peça Cacilda!!, a sugestão é que se leve uma flor).


Foto: Renato Mangolin

O primeiro espetáculo da turnê é Taniko, o Rito do Mar, estreia nesta quinta-feiras, às 20 horas. Baseado em peça de Zeami (1363 a 1443),dramaturgo e dançarino japonês criador do Teatro Nô, Taniko foi recriada por Luis Antonio e José Celso Martinez Corrêa. O rito foi transformado na primeira viagem dos imigrantes japoneses ao Brasil, oferecendo ao público um musical “nô bossa nova tranzênicu”. Taniko, o Rito do Mar cumpriu temporada em São Paulo em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil, e é um espetáculo diferenciado na programação do Dionisíacas – tanto pela sua duração, de cerca de 1h30, quanto pela encenação, indicada ao público de todas as idades.

Foto: Renato Mangolin

No dia 20/08 (sexta-feira, 19h) será a vez de Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!, segunda parte da maxi série teatral sobre a vida e obra da atriz Cacilda Becker, aqui em início de carreira, interpretada por Anna Guilhermina. Escrita e dirigida por José Celso Martinez Corrêa e Marcelo Drummond, trata-se da mais recente obra da Cia Oficina – foi produzida no final de 2009 –, passeando pela história do Brasil na década de 1940, sob o ponto de vista de uma das maiores artistas brasileiras.


Foto: Renato Mangolin

Já no dia 21/08 (sábado, 19h), o público poderá conferir Bacantes, peça que reconstitui o ritual de origem do Teatro em 25 cantos e cinco episódios. Com música composta por Zé Celso, a última tragédia grega conhecida – Bakxai (406 a.C.), de Eurípides –, é encenada como ópera de Carnaval para cantar o nascimento, morte e renascimento de Dionisyos, Deus do Teatro. Uma das mais conhecidas – e polêmicas – obras do Teatro Oficina, Bacantes mostra a chegada de Dionysios (Marcelo Drummond), filho de Zeus (Hector Othon) e da mortal Semelle (Anna Guilhermina), em sua cidade natal, TebaSP, que não o reconhece como Deus.

Foto: Renato Mangolin

As apresentações teatrais encerram no dia 22/08 (domingo, 20h), com O Banquete.
Criado e recriado por Sócrates, Platão e Zé Celso, numa Ode ao Amor, a montagem traz para a cena entidades míticas como Zeus, Hera, Eros, a deusa Embriaguez, Pênia e Jesus, reunidos numa festa promovida por um grande ator grego que acaba de encenar as Bacantes no Teatro de Estádio. A peça foi montada a convite do Festival de Zagreb, na Croácia, e em junho de 2009 iniciou temporada em São Paulo, também com enorme sucesso. A encenação marca a comemoração final das Dionisíacas e é seguida de uma grande festa com o público, ao som da Banda Tigre Dente de Sabre (www.myspace.com/tigredentedesabre), cujos músicos acompanham a turnê.



O projeto Dionisíacas em Viagem chega a Belém depois de estrear no final de maio em Brasília e de passar, com enorme sucesso, por Salvador e Recife. Segue logo depois para Manaus, numa agenda que inclui ainda este ano a visita a Minas Gerais (outubro) e Rio de Janeiro (novembro). Apesar de estar acostumado com turnês superlativas, esta é a primeira vez que o grupo vivencia uma experiência dessa magnitude. E como novidade para Belém, o diretor José Celso Martinez Corrêa e os atuadores do Teatro Oficina farão um bate papo com o público e pessoas que participarem das oficinas, no dia 24 de agosto (em local a ser confirmado). A ideia é dialogar sobre os espetáculos vistos, para enriquecer o processo de troca de informações e
experiências entre todos.

O time que viaja na turnê (formado por técnicos, produtores e artistas) conta com 61 pessoas. São 29 músicos e atores da companhia em cena, numa equipe que engloba mais de 100 pessoas (contando com a produção local). Em cada cidade visitada, um teatro/instalação (chamado de Teatro de Extádio, com “x”, para designar o “Teatro do Êxtase”) com capacidade para duas mil pessoas é construído, abrigando uma estrutura de duas toneladas de equipamento de som, 150 refletores, dez projetores de vídeo, 12 tendas de camarins e área de convivência para comidas e bebidas. O “Carronaval das Dionisíacas” é composto ainda por uma equipe de vídeo (responsável pelas gravações e projeções durante as peças) e outra de web, já que todos os espetáculos são transmitidos ao vivo pelo site www.teatroficina.com.br.

Com esta nova proposta, o Dionisíacas em Viagem espera atingir mais de 80 mil pessoas
nos sete estados que visita a partir da proposta de um Teatro vivenciado como o Futebol, cercado pela multidão. O aquecimento do projeto aconteceu no primeiro semestre de 2010 na sede da Cia, em São Paulo, que se tornou pequena para receber as centenas de pessoas que se aglomeraram nas duas semanas de apresentações – com as mesmas peças que serão agora vividas em turnê. Durante as Dionisíacas em Viagem, a Cia registrará ainda todos os movimentos do “Carronaval” pelos Teatros de Estádio num diário de bordo, com depoimentos dos integrantes e imagens publicadas e atualizadas no site www.teatroficina.com.br .

Terreiro Eletrônico – Para o diretor Zé Celso, as quatro peças que serão apresentadas
podem ser lidas como uma única obra, embora tenham sido construídas como espetáculos
diferenciados. Com encadeamentos temáticos que fazem a ligação entre elas, a idéia é narrar/discutir/vivenciar Dionysios, o Deus do Teatro, desde o seu nascimento a sua celebração. Mas as semelhanças entre as peças incluem também recursos de linguagem cênica, que em Dionisíacas em Viagem vêm com um potente “terreiro eletrônico”. Todos os espetáculos são musicais (com banda ao vivo) e contam com um sofisticado equipamento de som, luz e vídeo, muitas vezes funcionando como mais uma personagem em cena. Essa vem sendo, inclusive, uma das principais buscas nas montagens da Cia Oficina, que se apóia na ciência e tecnologia para chegar ao “transe” em seus espetáculos.


Serviço:

Datas: 19 a 22 de agosto.
Local: Teatro de Extádio – Montado na Praça da Bandeira (Rua João Diogo, s/n, Campina –
Belém). Capacidade 2.000 lugares. Acesso para cadeirantes.
Ingresso: Gratuito (A produção sugere a doação de 1Kg de alimento não perecível ou um
brinquedo). Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início do espetáculo, no local.
Elenco: Cia Oficina.

O Teatro Oficina tem:

www.teatroficina.com.br
http://www.youtube.com/tvuzyna
http://twitter.com/teatroficina
http://qik.com/teatroficina
http://www.facebook.com/uzyna.uzona
http://blog.teatroficina.com.br/

Nenhum comentário: