Yorranna Oliveira

Achei a imagem aí de cima pesquisando no Google. E ela define perfeitamente um pouco do que eu sou e da proposta do blog: tem de tudo um pouco, e um pouco de quase tudo o que gosto. Aqui você vai encontrar sempre um papo sobre música, cinema, comunicação, literatura, jornalismo, meio ambiente, tecnologia e qualquer outra coisa capaz de me despertar algo e a vontade de compartilhar com vocês. Entrem e divirtam-se!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Pixel? O que é Pixel?

O cliente vai até a loja e pergunta ao vendedor o preço da máquina digital exposta na vitrine. Ele prontamente responde e começa a tecer uma série de comentários sobre as "infinitas" qualidades do produto. É nessa hora que começam os problemas.

Os termos e expressões técnicos embaralham a cabeça do consumidor, que muitas vezes realiza a compra sem saber a real utilidade das funções do equipamento. A palavra pixel exemplifica bem a questão.Ela vem gravada em todas as máquinas digitais. Não importa a marca, o preço, lá estão os 2.5 megapixels, 7.0 megapixels e assim por diante. Os consumidores, em geral, sabem que o termo está relacionado à qualidade da imagem e ao preço. Pois, quanto maior o número, as cifras crescem nas mesmas proporções. Os desavisados nem percebem a relação. Mas afinal, o que é o pixel?

O fotógrafo Pedro Rodrigues, de 29 anos, entende bem do assunto. Há três anos no ramo fotográfico, ele sabe como ninguém a importância dos pixels com os quais ele lida diariamente. "O Pixel é a menor unidade de uma Imagem, e quanto maior for o número de pixels, melhor a resolução da imagem, cada pixel e composto por três pontos: verde, vermelho e azul. Os sensores (CMOS e CCD) existentes nas câmeras digitais têm milhões de pontos chamados de pixel. Eles têm a função de formar uma imagem, captando cores e luzes que incidem sobre eles, transformando em impulsos elétricos e posteriormente em imagem. Ai dependendo da tecnologia usada por cada sensor, tem-se a diferença de cores, ruídos e detalhes, criando formatos e imagens digitais muito conhecidos pelos fotógrafos (JPG,TIFF, DNG, RAW, etc.)", explica.

Esse parâmetro de medição surgiu com a própria utilização dos sensores. O sensor nada mais do que é um mecanismo de cálculo matemático para converter impulsos elétricos em imagens. Em geral, parte-se oito bits (impulso elétrico) para cada uma das cores (vermelho, verde e azul), um alcance de 256 possíveis valores, ou intensidades, para cada tom. Com isso, mais de 16 milhões (16.777.216 ou 256³) diferentes de combinações de tons, saturação e brilho podem ser especificados, mesmo que não sejam facilmente distinguidos. Para se ter uma ideia das dimensões da unidade, a primeira fotografia digital, registrada em 1957, pelo engenheiro estadunidense Russell Kirsch, tinha 176 pixels. A foto media 5 cm x 5 cm, nas cores preto e branco.

De forma mais simplificada, a real função do pixel depende do tipo de utilização da imagem. Em tese quanto maior o pixel, maiores os detalhes e tamanho da imagem. "Se for para forma imagem internet, imagens com 1 ou 2 MB são suficientes, já para impressões entre 5MB e 8MB já são suficientes para imprimir fotos 10cm x 15 cm , 15 cm x21 cm , 20cm x30 cm etc.", aponta Pedro.

Contudo, o fotógrafo ressalta que a quantidade de pixels não garante necessariamente a qualidade da imagem. "O maior exemplo disso é multiplicarmos os pixels da vertical com os da horizontal. Quando temos o tamanho da imagem 2000 pixels X 3000 pixels, temos uma imagem de seis milhões de pixels, ou 6M., muito usadas nas vendas das câmeras digitais. Mas isso não significa ter uma boa qualidade e sim um bom tamanho para imprimir. Para uma boa definição é preciso que a imagem tenha 300DPIs (dots per inch, ou, pontos por polegada). Isso permite que se faça uma cópia de alta qualidade em papel fotográfico, o tamanho desta cópia (10 cm x 15 cm, 15 cm x18 cm) vai depender de quantos pixels a imagem possui na vertical e quantos na horizontal", destaca

Um comentário:

Anônimo disse...

" Em tese quanto maior o pixel, maiores os detalhes e tamanho da imagem."

Ache que, o que voce queria dizer é: "Em tese, quanto maior a QUANTIDADE de pixel, mais detalhes a imagem terá"

t+